Rio Negro (Mariuá) - 2021
Workshop Rede Ripária - 2019
Arquipélago Mariuá - 2019
Histórico e Surgimento do Grupo
O Grupo Maua derivou da necessidade de traduzir a dinâmica e a multiplicidade de atividades realizadas pelos participantes do antigo Grupo de Pesquisas (GP) do CNPq “Ecologia de Áreas Alagáveis Amazônicas” (EAAA), atuando no INPA. Criado em 1985, o EAAA foi gradualmente incorporando as novas abordagens teóricas decorrentes dos produtos científicos acumulados ao longo dos anos, de forma que, além de estudos de ecologia de áreas alagáveis, seu monitoramento e uso sustentável passaram a compor e nortear as metas e atividades de seus participantes. Adicionalmente, as atividades do grupo foram expandidas para outras áreas úmidas, além das áreas alagáveis amazônicas. Desta forma, para refletir essa nova abordagem mais inclusiva, em 2010 o Grupo EAAA passou a ser denominado Grupo Maua “Ecologia, monitoramento e uso sustentável de áreas úmidas”.
Diante da realidade de que somente na Amazônia brasileira cerca de 1.500.000 milhões de km2 correspondem a áreas úmidas de diferentes categorias, estudos da ecologia e composição de espécies desses ambientes ainda são fundamentais. Por outro lado, áreas úmidas sob intensa pressão de ocupação necessitam um constante monitoramento. Assim, esta vertente das atividades envolve o conceito de avaliação continuada e de atitude propositiva, inerentes ao monitoramento. Finalmente, as ações científicas tanto de diagnose quanto de monitoramento devem ser revertidas na concepção de formas de uso sustentável desses ambientes que permitam a manutenção de sua integridade e a melhoria da qualidade de vida das populações humanas que os habitam.
A sigla Maua corresponde à palavra Mauá, cujo significado é plenamente associado ao ambiente objeto de nosso estudo:
Etimologia: Mauá vem do tupi “ma-u’ã”... a coisa elevada; alusão à terras erguidas entre baixas alagadiças.
Este nome ou composições que o contém foi atribuído a várias cidades brasileiras, em homenagem a Irineu Evangelista de Souza - Visconde e Barão de Mauá, um grande brasileiro, empreendedor e à frente do seu tempo. Nesse sentido, Maua é também um nome inspirador, diante dos desafios que o conhecimento, monitoramento e uso sustentável das áreas úmidas nos impõem.
Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA - Grupo MAUA
Avenida André Araújo, N° 2936
Aleixo, Manaus - AM CEP: 69060-001
Copyright 2013 - Connection Info Service